Encontro com D Orani

em nossa Comunidade

(Por Pe Thomas)
Após o café da manhã, nós os Padres da Região IV e V, nos reunimos com D. Orani no salão paroquial da Paróquia São José Operário, em Campo Grande, Rio de Janeiro. Na palavra introdutória Monsenhor Luiz Arthur colocou que D. Orani está conosco hoje para nos trazer o seu ideal e falar sobre a nossa unidade com ele e também entre os padres. Após a introdução D. Orani se dirigiu a nós dizendo que a partilha é uma das nossas riquezas. O motivo da visita, ou prioridade da visita é conhecer as comunidades, seja na Igreja Matriz ou nas comunidades. Alem das visitas oficiais, passar um dia na forania, conversar, tomar café, almoçar juntos com Padres e poder ouvir a cada um. Quero conhecer bem a Arquidiocese, não basta apenas receber relatórios. Há diversidades nas realidades de cada paróquia. Padre é muito mais visado atualmente, tanto pelo povo quanto pela mídia.
Estavam presentes juntamente com D. Orani, o Diácono Vicente que acompanha Arcebispo, Monsenhor Luiz Arthur, Vigário Episcopal do Vicariato Oeste, Pe. Luiz Carlos Pereira, Vigario Forâneo, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vila Nova, Pe. Sebastião e Pe. Francisco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santa Margarida, Pe. Gilson de Oliveira e Silva, da Paróquia Bom Pastor e Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande, Pe. Alessandro Manuel dos Santos da Paróquia Nossa Senhora da Paz, Conjunto Campinho, Pe. Élson Ferreira do Nascimento, da Paróquia Santa Rita, em Jardim Palmares, Pe. Luiz Fernando de Oliveira Gomes da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Santa Teresinha, Pe. Koodathinal Joseph Thomas da Paróquia São José Operário onde se realizou o encontro. Estavam presentes também os Padres da Região IV: Padre Claudio de Aguiar da Silva, Paróquia Nossa Senhora da Conceição em São Vitor, Pe. Evandro José da Silva, Vigário Forâneo, da Paróquia São Judas Tadeu, em Senador Vasconcelos, Pe. Vilmar Diniz Pereira, Paróquia São Brás, em Jardim Pedrogoso, Pe. Claro Antonio Jácomo, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Santo Antonio, em Guandu do Sena, Pe. João Paulo Pinto dos Santos Batista, Paróquia Sant´Ana, Campo grande.
D. Orani nos orientou sobre a importância da vivência espiritual sacerdotal, e sobre a confiança nos outros sacerdotes. Alguns assuntos que foram abordados.
Assumir compromissos conjuntos. Exigência das documentações: Batismo, Casamento, etc. A importância da “Pastoral da Evangelização e Conservação”. Muitas vezes estamos fazendo muitas exigências e pouca evangelização, assim nos tornando sacramentalistas, e não evangelizadores. A importância da Missão Continental, tambem foi abordada. “Parece que nós não somos missionários”! Precisamos ter mais zelo pelo pastoral, cuidado especial com as pessoas que não conhecem a Igreja Católica e as normas da mesma, precisamos primeiro acolher para depois evangelizar. Cada Padre conhece o horário do seu povo, ao atender o público, seja na confissão, aconselhamentos, visitas aos doentes e às famílias em ocasião de seus sofrimentos. Setorizar os atendimentos, quem mora mais próximo tem mais facilidades para entrar em contato com as pessoas e famílias circunvizinhas: falar da catequese, das reuniões, das missas, etc. É uma evidência o aumento da população, novas construções e novas realidades. Parece que pouco zelamos pela Missão.
Questões financeiras, principalmente sobre as paróquias mais pobres, mais rurais. Devemos ter o espírito de servir com alegria, na Missão e na Missão Sacerdotal. Relacionamento sacerdotal, conversa fraterna, vínculo de amizade, “será que alguém gosta de ver outro na pior?” Temos dons diferentes, o que temos devemos partilhar para o crescimento do Reino, pela nossa santidade. Devemos saber conviver com outros, seja na vida comunitária, seja na vida social, seja na vida espiritual. A divisão da Forania é uma questão administrativa.
O encontro do dia 15-SET-2010 durou aproximadamente sete horas. Foi muito proveitoso, e percebemos que o nosso Arcebispo está cada vez mais perto de nós, e com isso nos sentimos mais seguros na nossa Missão Sacerdotal com apoio e ajuda do nosso Arcebispo D. Orani.
D. Orani deixou uma benção a toda comunidade, em breve ele estará conosco celebrando uma Missa e conhecendo bem perto o povo.

Leia Mais…